Filtro para Piscina

Procurando por filtro para piscina? Para a conservação da estrutura, e sua limpeza, é fundamental que um filtro seja instalado na piscina.

O que é filtro para piscina e qual sua função?

Sabemos que tomar um banho de piscina em dias quentes é uma das melhores coisas, mas não é nada legal a piscina ser encontrada cheia de impurezas, não é mesmo? Por essa razão, o filtro para piscina pode ser uma excelente opção para garantir a limpeza e conservação.

O filtro é um equipamento que contribui exclusivamente para a eliminação das impurezas que ficam suspensas na água, e a limpeza feita por ele é física e não química.

Ele consegue remover pequenas partículas, folhas, restos de grama, insetos entre outras sujeiras que podem cair na água, sendo um item que não pode ser deixado de lado pelos proprietários.

Como funciona o sistema de filtragem de um filtro para piscina?

Como já visto anteriormente, o filtro fará toda a filtragem de impurezas da água da piscina, permitindo que os banhistas se sintam mais confortáveis para nadar. Mas agora iremos mostrar como a filtragem acontece.

  • Aspiração: primeiro o filtro fará toda a aspiração das partículas de sujeiras, através dos bicos de sucção;
  • Filtragem: depois da aspiração, a água passa pelo filtro de purificação. Ele é responsável por reter as partículas de sujeira da água e impede que detritos não chegam até a água;
  • Impulsão: por fim, a água é liberada já filtrada na piscina.

Tipos de filtros para piscina

Atualmente é possível encontrar diferentes modelos de filtros para piscinas, cada sistema de filtragem pode se diferenciar em suas características, mas é válido conhecê-los melhor antes de adquirir o seu, assim saberá se aquele equipamento vai ser útil ou não para sua piscina.

Veja a seguir:

  1. Filtro de areia: o filtro de areia é um equipamento de filtragem ideal para piscinas com grande volume de água. Ele realiza a sucção da água que passa pela areia do filtro, realizando assim o papel do filtrante, e retém todos os elementos sólidos. Além disso, esse modelo é duradouro e requer pouca manutenção, comparado com outros modelos;
  2. Filtro de cartucho: esse filtro é confeccionado em poliéster e é responsável por reter impurezas menores, sendo ideal para piscinas pequenas. Diferente do filtro de areia, ele requer muita manutenção, funciona com um filtro de papel e possui pouca capacidade de filtragem;
  3. Filtro de diatomáceas: trata-se de um filtro que contém um conjunto de elementos filtrantes sob a forma de tecidos ou de velas, podendo ser encontrados em fibras ou de resina sintética. A filtragem acontece por meio de uma fina camada de diatomáceas (algas fossilizadas), que agem como esponjas, retendo o máximo de impurezas encontradas.

A escolha do filtro deve ser feita sempre com base no tamanho e dos litros da sua piscina, pois cada modelo possui uma capacidade diferente.

Como fazer a limpeza do filtro para piscina?

Assim como o filtro é responsável por realizar a limpeza da sua piscina, ele também precisa ser limpo com frequência, para que não haja um grande volume de impurezas no seu interior e ele perca a eficiência.

Diante disso, é recomendável que seja realizada a retrolavagem do equipamento. Abaixo iremos mostrar o passo a passo para que consiga realizar o procedimento de maneira correta.

Confira:

  • Primeiramente, é necessário que o equipamento seja desligado, pois não é permitido que o sistema seja aberto se estiver em funcionamento;
  • Depois que desligar, coloque a alavanca do equipamento na posição de “retrolavar”, caso a bomba não tenha essa opção, basta procurar pela informação “lavar”;
  • Abra o registro do filtro que despeja a água suja para o esgoto;
  • Ligue a motobomba para que as impurezas ainda suspensas sejam eliminadas;
  • Quando a água estiver limpa, desligue o equipamento e feche o registro;
  • Depois de desligar, mude a alavanca do filtro para a opção “enxaguar” ou “pré-filtrar” e ligue o filtro novamente por cerca de 30 segundos;
  • Por fim, desligue o filtro novamente e volte a alavanca para a posição inicial.

É sempre bom ressaltarmos que cada filtro possui um sistema diferente, por essa razão, é preciso que leia com atenção o manual de instruções que acompanha o equipamento.

Encontre a melhor empresa para adquirir filtro para piscina

Trabalhando há mais de 4 anos nesse segmento, a Click Piscinas é uma empresa que conta com profissionais ainda mais experientes - alguns deles com mais de 25 anos de trabalho - e que visam sempre o conforto e lazer de seus clientes.

Além disso, a empresa investe constantemente em parceiras com as melhores marcas do ramo, e em tecnologias inovadoras, como o atendimento digital.

Visando além de tudo, a sustentabilidade e acessibilidade do lazer para diversas famílias, a Click Piscinas é certamente a melhor opção de seu segmento. Sendo assim, entre em contato e faça uma cotação!

Orçamento Rápido!